Custos imprevisíveis, pressão por metas ESG e a necessidade constante de aumentar a produtividade. Esses são alguns dos desafios que gestores de frotas enfrentam todos os dias. Em meio a esse cenário, o caminhão elétrico começa a se consolidar no Brasil.
Quer dizer, segundo um estudo da PwC Strategy&, até 2030, veremos um crescimento acelerado na adoção de veículos eletrificados no Brasil, como caminhões pesados. E o dado que chama mais atenção: até 2040, a frota elétrica brasileira pode superar 35 milhões de veículos.
As projeções da frota total também impressionam: em 2030, 26% da frota de caminhões leves e ônibus será eletrificada. Enquanto isso, a frota de passeio chegará a 11% e a de caminhões pesados a 80%. Até 2040, a eletrificação alcançará 65% dos caminhões leves e ônibus, 51% dos caminhões pesados e 37% dos veículos de passeio.
Agora, pense no impacto que o caminhão elétrico pode ter no seu negócio. Pensou? Você pode entender melhor ao conferir os seguintes tópicos:
- O que é um caminhão elétrico e como ele funciona?
- Tem caminhão elétrico no Brasil?
- Qual é o preço do caminhão elétrico?
- Autonomia de um caminhão elétrico: o que esperar?
- Caminhão elétrico na gestão de frotas: quais são os desafios e as oportunidades?
Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!
O que é um caminhão elétrico e como ele funciona?
Um caminhão elétrico é um veículo de carga que usa energia elétrica armazenada em baterias para se movimentar, em vez de depender de combustíveis fósseis como o diesel. Esse modelo representa uma evolução no transporte, o que traz eficiência e sustentabilidade para operações logísticas, principalmente em centros urbanos.
Tem caminhão elétrico no Brasil?
Sim, os caminhões elétricos já são uma realidade no Brasil e ganham espaço principalmente em operações de transporte urbano e curtas distâncias. Esse tipo de veículo é ideal para grandes centros urbanos, onde há maior demanda por entregas rápidas, redução de ruídos e diminuição das emissões de poluentes.
Os veículos elétricos têm boa aderência em operações de Last Mile, justamente por serem entregas rápidas, muito fracionadas, em centros urbanos.
Qual é o preço do caminhão elétrico?
O preço de um caminhão elétrico no Brasil varia bastante conforme o modelo e a capacidade de carga, a autonomia e a marca. Porém, já adiantamos que o valor de compra costuma ser alto, especialmente quando comparado aos modelos a diesel.
A explicação é que essa tecnologia está em fase inicial no país e envolve custos altos em diversos pontos da cadeia. Apesar do investimento inicial maior, estudos da PwC Strategy& indicam que contar com caminhões elétricos trará benefícios no médio e longo prazo.
Isto é, até 2030, a redução no consumo de combustíveis fósseis pode chegar a:
- 8 bilhões de litros a menos de gasolina – equivalente a 12% da demanda atual;
- 6 bilhões de litros a menos de diesel – cerca de 10% da demanda atual.
Já em 2040, a economia deve ser ainda maior:
- 41 bilhões de litros a menos de diesel, o que representa 66% da demanda atual;
- 37 bilhões de litros a menos de gasolina, ou 59% da demanda atual.
Assim, o maior obstáculo ao investir na compra de um caminhão elétrico é o alto capital imobilizado que seria necessário para trocar ou ampliar a frota. Esse investimento exige planejamento e envolve riscos, especialmente quando ainda não há certeza sobre a performance ou o retorno financeiro.
Também existe o “obstáculo” de você ter uma infra para carregar esses veículos, uma vez que o Brasil ainda é muito deficiente nesse ponto.
Por esse motivo, uma alternativa para reduzir esses riscos é a locação de caminhões elétricos. Essa modalidade viabiliza que a empresa teste a tecnologia e entenda como ela se adapta às suas rotas e operações sem comprometer grande parte do capita ou compremeter seu capital.
- Gostou da dica? Se aprofunde no assunto e confira o nosso artigo: Compra ou aluguel de caminhões: qual a melhor solução para o seu negócio?
Autonomia de um caminhão elétrico: o que esperar?
Atualmente, os caminhões elétricos disponíveis no país apresentam autonomia média entre 200 e 600 km, dependendo do modelo, tipo de operação e condições da rota. Para comparação, modelos a diesel podem rodar mais de 1.000 km com um tanque cheio, mas exigem combustível fóssil e têm maiores custos com manutenção e emissões.
A autonomia não é fixa e depende de diversos fatores. Felizmente, com telemetria e gestão de frota, é possível monitorar e controlar cada um deles para maximizar o desempenho:
- peso da carga – quanto maior a carga transportada, maior o consumo de energia. Logo, a gestão de frota permite planejar melhor a distribuição da carga entre veículos, evitando sobrepeso que reduz a autonomia;
- clima – temperaturas extremas afetam a bateria. Assim, sistemas de monitoramento orientam ajustes na operação ou na recarga;
- estilo de condução – acelerações bruscas e alta velocidade aumentam o consumo. A telemetria analisa a condução e orienta motoristas para reduzir desperdício.
Caminhão elétrico na gestão de frotas: quais são os desafios e as oportunidades?
Integrar caminhões elétricos à frota traz uma série de desafios, mas também abre portas para oportunidades. Entenda!
Desafios principais
- Planejamento de rotas e recargas – é preciso mapear trajetos considerando a autonomia e os pontos de recarga disponíveis;
- Treinamento de motoristas – condução eficiente afeta o consumo de energia e a vida útil da bateria;
- Gestão preventiva da bateria – monitoramento constante para evitar falhas e garantir operação contínua.
Oportunidades estratégicas
- Redução de custos a longo prazo – menos gastos com combustível e manutenção em comparação aos veículos a diesel;
- Atendimento a metas ESG – menor emissão de poluentes contribui para sustentabilidade e responsabilidade corporativa;
- Fortalecimento da imagem da empresa – clientes e stakeholders percebem a adoção de tecnologia limpa como compromisso com inovação e meio ambiente.
Conte com a locação e gestão de frotas da Addiante
Conforme mencionado, o caminhão elétrico ainda começa a ganhar espaço no Brasil. Porém, a tendência é que, nos próximos anos, a presença nas frotas cresça cada vez mais. Então, as empresas que se anteciparem nessa mudança devem sair na frente.
Ainda assim, sabemos que a transição para o caminhão elétrico pode parecer desafiadora: planejar rotas, treinar motoristas, cuidar da bateria… Mas com locação e gestão de frotas, é possível testar essa tecnologia sem imobilizar capital.
Por esse motivo, na Addiante oferecemos gestão completa da sua frota, com telemetria, manutenção preventiva, acompanhamento em tempo real e um gestor dedicado. Logo, solicite um orçamento personalizado e veja como reduzir custos, aumentar a produtividade e adotar caminhões elétricos com segurança!







