_icone

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800-7201500

  • CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800-7201500

Compra ou aluguel de caminhões: qual a melhor solução para o seu negócio?

Gestores de frotas podem possuir algumas dúvidas no momento de decisão entre a compra ou locação de caminhão. A escolha envolve considerações cruciais que afetam as finanças e a eficiência operacional.

Enquanto a compra envolve a desvalorização do veículo e altos custos operacionais e de manutenção, a locação proporciona flexibilidade, previsibilidade de custos e uma série de benefícios operacionais. Neste momento, é fundamental compreender o funcionamento de cada um para tomar decisões estratégicas que impulsionam o sucesso do seu negócio. 

DIFERENÇAS ENTRE COMPRA OU ALUGUEL DE CAMINHÕES

Vamos ver um exemplo? De acordo com a Tabela Fipe, caminhões da Volvo FH 540 e DAF XF 530, modelos mais vendidos no Brasil, custam R$ 1.128.854 e R$ 1.095.856, respectivamente. Dessa forma, é necessário que a empresa tenha um bom relacionamento com instituições financeiras para obter crédito ou tenha um valor alto disponível para investir na compra desse ativo

Também existe a necessidade de realizar a manutenção preventiva e corretiva da frota, o pagamento do seguro, além de gastos com documentação e multas, custos com a equipe, equipamentos para gestão do veículo e os cuidados com a depreciação. Mesmo que a compra ofereça controle total sobre os veículos, a aquisição de um caminhão envolve custos fixos significativos, como as taxas de financiamento e os impostos.

Por outro lado, a locação de caminhões tem uma abordagem mais flexível. Em vez de adquirir o veículo, é possível alugá-los por um período determinado, pagando uma prestação ou mensalidade estabelecida no contrato de locação. Isso permite que os negócios tenham acesso a uma frota de veículos sem o compromisso de possuir ativos de longo prazo. 

As empresas podem ajustar sua frota conforme a demanda e adicionar veículos durante o decorrer do contrato. No final, não terão o ônus de ter que lidar com a venda de ativos desvalorizados. Além disso, a locação reduz o risco financeiro associado à propriedade de caminhões, como a depreciação do valor do veículo e imprevistos de manutenção.

QUANDO ALUGAR UM CAMINHÃO?

As empresas devem considerar o aluguel de caminhões em diversas situações estratégicas. Por exemplo, quando buscam reduzir gastos operacionais, evitando despesas fixas como manutenção e depreciação.

Além disso, a locação é ideal para renovar a frota de forma econômica, adotando modelos mais eficientes. A previsibilidade dos custos também é um benefício, já que os valores da parcela são fixos e você pode incluir os serviços de manutenção, seguro e gestão de pneus.

Dessa forma, a locação de caminhões permite que os gestores possam focar em atividades táticas e importantes para impulsionar o crescimento do negócio. Delegando, assim, as responsabilidades como manutenção e burocracia relacionadas aos caminhões locados. 

Saiba mais: O cenário brasileiro de locação de caminhões: uma oportunidade promissora

VANTAGENS DO ALUGUEL DE CAMINHÕES 

Para fugir dos créditos altos e evitar riscos financeiros desnecessários, muitas empresas têm visto na locação de caminhões uma solução eficiente e sustentável. Confira as principais vantagens:

  • Protege o caixa da empresa
    Não é preciso desembolsar um valor alto para compra da frota. Isso ajuda a preservar o capital de giro e manter uma saúde financeira mais segura e sustentável. 
  • Reduz custos com manutenção
    Quando os caminhões apresentam problemas de funcionamento, a empresa não precisa se preocupar com os custos e transtornos do reparo, uma vez que a locadora possui um time preparado para atender suas necessidades.
  • Facilita a gestão operacional
    A locadora também é responsável pela gestão operacional dos caminhões, como licenciamento, documentação, seguros e controle de multas. 
  • Mantém a frota moderna
    A frota de caminhões costuma ser atualizada, tendo veículos novos e modernos. Isso garante o acesso a equipamentos com tecnologia mais avançada, resultando em maior eficiência.

Leia também: Comparativo entre modelos de caminhões,o veículo ideal para suas necessidades 

CONHEÇA OS DIFERENCIAIS DO ALUGUEL DE CAMINHÕES COM A ADDIANTE

Uma das alternativas para empresas que optam pela locação de caminhões é a Addiante. A empresa é uma parceira estratégica para quem busca investir em eficiência, produtividade e tranquilidade. Veja alguns diferenciais:

Gestão avançada de performance

Relatórios detalhados de desempenho da frota, utilização de telemetria para monitoramento em tempo real, controle de atendimentos e apresentação mensal de resultados. Também envolve a gestão de avarias, infrações e multas para manter sua frota operando de forma eficiente.

Suporte abrangente

São fornecidas documentações pertinentes, certificações específicas da frota, entrega técnica in loco e treinamento de condução para os motoristas. Dessa forma, é possível garantir que a operação da sua empresa seja bem-sucedida.

Máxima produtividade da frota

Ampla rede de oficinas credenciadas, implementação de manutenção preventiva e corretiva, gerenciamento eficiente de sinistros e gestão especializada de pneus. O foco é manter seus veículos operacionais e reduzir ao máximo as paradas não programadas.

Assistência especializada

Suporte 24 horas para atendimento emergencial, central de atendimento omnichannel para maior conveniência e controle de atendimentos para garantir resolução rápida e eficaz de problemas ou dúvidas que possam surgir. 

Relacionamento com o cliente

Dedicação em todas as etapas, desde a contratação até a renovação do contrato. Além disso, são realizadas pesquisas de satisfação em todos os pontos de contato, garantindo um serviço personalizado e de qualidade.

CONCLUSÃO

A escolha entre compra ou aluguel de caminhões é uma decisão cuidadosa para qualquer empresa. Seja qual for a opção escolhida, a parceria com provedores especializados, como a Addiante, pode otimizar a gestão da frota e impulsionar a eficiência operacional. Isso garante um serviço de qualidade e uma vantagem competitiva no mercado.

Compartilhe

Conteúdos relacionados