_icone

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800-7201500

  • CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800-7201500

Manutenção de frotas: 7 dicas de boas práticas!

Manutenção de frota: como reduzir gastos e aumentar a eficiência?

Manter uma frota de caminhões em perfeitas condições de funcionamento é essencial para garantir a eficiência e rentabilidade das operações logísticas, além de reduzir a poluição e os riscos de acidentes. Neste sentido, a manutenção da frota de maneira preventiva é importante para reduzir custos e evitar imprevistos que possam gerar transtornos para os negócios. 

Mesmo quando um caminhão é novo, devido à sua alta rodagem habitual, é imprescindível não abrir mão de todas as inspeções recomendadas pelo fabricante. São elas que ajudam a prolongar a vida útil do veículo, permitindo identificar com antecedência possíveis problemas no veículo e a necessidade de troca de peças que estejam desgastadas.

QUAIS OS PROBLEMAS DA FALTA DE MANUTENÇÃO EM CAMINHÕES? 

A falta de manutenção adequada em uma frota de caminhões pode acarretar problemas que vão desde a redução da vida útil dos veículos até a ocorrência de acidentes graves. Para se ter ideia, conforme o anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quase 50% das mortes registradas em estradas federais são decorrentes de acidentes envolvendo caminhões. 

Entre os principais problemas enfrentados por empresas que não realizam a manutenção adequada estão:

  • Multas de trânsito

Mesmo quando não resultam em grandes fatalidades, os acidentes de trânsito podem gerar prejuízos significativos para a empresa, como aplicação de penalidades. Por exemplo, pneus em péssimas condições, problemas no sistema de iluminação ou de frenagem ou a falta de equipamentos de segurança, podem ocasionar multas e a perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. 

  • Prejuízos financeiros

Deixar de fazer a manutenção da frota também pode aumentar os custos operacionais. Além de atrasar a entrega de mercadorias, eventuais problemas nos veículos podem danificar os produtos e deixar o cliente insatisfeito. 

Outro ponto relevante é que as rodovias brasileiras apresentam inúmeros problemas estruturais que intensificam a necessidade de manutenção. De acordo com estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), essa situação pode elevar os custos em até 20%. 

  • Problemas no fluxo de demandas

Quando um caminhão fica parado por falta de manutenção, toda a programação logística da empresa fica desorganizada. De maneira prática, a falta de cuidado com a frota pode gerar um custo de manutenção ainda mais alto e fazer com que a organização trabalhe com uma capacidade de entregas reduzida. Para evitar esse transtorno, é necessário fazer a manutenção dentro do prazo para preservar ao máximo os caminhões. 

BOAS PRÁTICAS PARA MANUTENÇÃO DE FROTA

Veja algumas dicas para reduzir os custos, melhorar a eficiência operacional e garantir mais segurança e qualidade nos serviços prestados:

  1. Programe a manutenção da frota

Faça um planejamento das manutenções preventivas, estabelecendo um calendário com base nas recomendações do fabricante e no histórico do veículo. Siga à risca para reduzir os custos de manutenção ao longo do tempo e evitar problemas futuros.

  1. Capacite os seus motoristas

Promova regularmente treinamentos de capacitação e incentive práticas de direção econômica e segura. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de combustível, o desgaste dos veículos e, consequentemente, os custos operacionais da empresa. 

  1. Faça o monitoramento da sua frota

Invista em recursos tecnológicos como a telemetria para monitorar o desempenho dos veículos em tempo real. Isso ajuda a identificar problemas com antecedência, visando tomar as medidas corretivas de forma proativa. 

  1. Verifique o estado dos pneus

Monitore com frequência a pressão e o estado dos pneus, mantendo o alinhamento e o balanceamento adequados para prolongar a vida útil. Assim é possível reduzir o consumo de combustível e aumentar a segurança nas estradas. 

  1. Fique atento à parte elétrica

Faça a manutenção da parte elétrica, verificando sempre o estado da bateria, dos cabos e dos sistemas elétricos. Com isso, a empresa evita problemas de partida, ou eventuais falhas durante o trajeto, já que elas são uma das causas de imprevistos na estrada. 

  1. Realize inspeções visuais

Realizar inspeções visuais periodicamente nos veículos pode ajudar a verificar danos, como vazamentos e desgastes precoces. Fazer os reparos necessários com antecedência ajuda a evitar problemas maiores e mais graves. 

DICA BÔNUS: INVISTA NA LOCAÇÃO DE CAMINHÕES

Para não arcar com elevados custos de manutenção, muitas empresas têm apostado na locação de caminhões. Mais econômico, seguro e flexível, o aluguel garante que a frota esteja sempre em dia com veículos novos e modernos. 

Diante desse cenário, a Addiante é uma parceira estratégica para contar com veículos que estejam com a manutenção adequada. Evitando, assim, prejuízos financeiros, atrasos nas entregas e possíveis desgastes com clientes. 

A Addiante também oferece a manutenção como um serviço adicional, possibilitando que a empresa conte com a manutenção preventiva e corretiva dos veículos. Isso ajuda a ter uma frota funcionando perfeitamente, uma operação logística fluida e menos propensa à falhas. Dessa forma, os gestores podem focar seus esforços em outras atividades importantes e estratégicas para o crescimento do negócio. Para conhecer mais sobre a Addiante, entre em contato e descubra todas as vantagens da locação de caminhões.

Fale conosco e saiba mais

Compartilhe

Conteúdos relacionados