Caminhão arqueado: entenda os riscos, a legislação vigente e como uma gestão de frota profissional pode ajudar a evitar multas e acidentes.
No mundo do transporte pesado, o assunto do caminhão arqueado ainda pega muita gente de surpresa. Em especial quando o tema é segurança, legislação e o impacto na operação da frota.
Isto é, levantar a traseira do caminhão pode até parecer uma saída rápida para alguns desafios diários, mas pode trazer muitos problemas. Entre eles, dor de cabeça, multas, maior desgaste dos veículos, riscos para motoristas e problemas na gestão dos custos.
Essas “pegadinhas” costumam custar caro e atrapalhar a produtividade. E, para completar, muita empresa ainda sofre com uma gestão de frota ineficiente, que não consegue resolver problemas com o caminhão arqueado.
Então, quer tirar as principais dúvidas sobre o caminhão arqueado? Continue a leitura e descubra:
- O que é um caminhão arqueado?
- É permitido arquear o caminhão?
- Caminhão arqueado é crime?
- Por que não se pode arquear o caminhão?
- Como a gestão profissional de frota ajuda a evitar problemas com caminhões arqueados?
O que é um caminhão arqueado?
Caminhão arqueado é uma modificação na suspensão que eleva a parte de trás do caminhão, deixando o chassi inclinado. Então, sabe quando você vê um caminhão com a traseira mais alta que a dianteira, meio “levantadinha”? É isso.
É permitido arquear o caminhão?
Sim, é permitido elevar a traseira do caminhão, mas com limites bem claros para garantir a segurança. A Resolução 479, do Contran, define que:
- a traseira pode ser levantada em até 2 graus, o que significa cerca de 3,5 cm para cada metro do comprimento do chassi;
- as lanternas traseiras precisam estar no máximo a 1,20 metro do chão;
- e as lanternas laterais, aquelas luzes de posição, não podem passar de 1,50 metro de altura.
Essas regras asseguram que a alteração não comprometa a visibilidade e a segurança dos outros motoristas.
Caminhão arqueado é crime?
Caminhão arqueado não é crime, desde que a modificação esteja dentro dos limites legais estabelecidos pelo Contran. Caso contrário, além do risco para o motorista e para a carga, existem algumas consequências para quem descumpre essas normas:
- multa gravíssima de R$ 293,47, que pode ser multiplicada até 10 vezes;
- 7 pontos na carteira do motorista.
Além disso, o desgaste do caminhão aumenta, e isso pode custar caro a longo prazo.
Por que não se pode arquear o caminhão?
Arquear o caminhão traz uma série de riscos técnicos, legais e de segurança que não podem ser ignorados. Marcos Andrade, gerente na Mercedes-Benz, explica que essa mudança mexe diretamente no sistema eletrônico de freios do caminhão, calibrado para a suspensão original do veículo.
Ou seja, ao levantar a traseira, o caminhão pode não frear tão bem na hora do aperto, justamente quando mais se precisa. Para você ter ideia, em 2022, na BR-116, em Curitiba, um acidente envolvendo um caminhão arqueado chocou todo mundo.
Gerson Mattos bateu na traseira do caminhão do pai, o Jetro Mattos, e infelizmente ele e a esposa dele faleceram. Jetro sempre afirmou que o caminhão estava com a suspensão regularizada, dentro das normas do Inmetro. Mesmo assim, o acidente aconteceu, e a família acredita que o Gerson tenha sofrido um mal súbito, o que dificultou a frenagem.
Porém, com a traseira levantada, há um risco maior de o carro que bate atrás entrar por baixo do caminhão, o que agrava um acidente. Além disso, uma freada brusca pode deslocar a carga para frente, colocando o motorista em perigo.
Como a gestão profissional de frota ajuda a evitar problemas com caminhões arqueados?
Caminhões arqueados podem parecer uma “moda” ou uma solução para quem quer mais estabilidade, mas mexer na suspensão sem cuidado costuma trazer vários riscos. A seguir, veja o papel da gestão profissional de frota para evitar problemas!
Uma gestão de frota profissional acompanha todas as regras e normas
A gente sabe que o Contran e o Inmetro têm limites claros para alterações na traseira do caminhão. Logo, só com um acompanhamento rigoroso você evita multas caras e até problemas maiores, como comprometimento da segurança do veículo e riscos de acidentes graves.
Manutenção preventiva
Já pensou o que pode acontecer se o sistema de freios ou a suspensão não estiverem funcionando direito depois de uma alteração? Com uma gestão profissional, o caminhão passa por revisões regulares e inspeções técnicas que garantem que tudo está no lugar, funcionando como deve.
Aumento da segurança
Modificar a traseira do caminhão mexe diretamente na estabilidade e na frenagem, que são sistemas muito delicados. Assim, quem gerencia a frota com atenção sabe que precisa treinar os motoristas, monitorar o desempenho do veículo e atuar rápido se aparecer qualquer sinal de problema.
Com a telemetria, por exemplo, você acompanha em tempo real tudo que importa: velocidade, como o caminhão faz as curvas, uso dos freios, consumo de combustível. Logo, é possível identificar rápido qualquer mudança estranha que pode estar ligada à modificação do caminhão.
Regulariza a documentação
A gestão de frotas regulariza a documentação dos caminhões. Afinal, tudo tem que estar registrado, homologado, certinho no papel. Sem isso, você pode ser parado em uma fiscalização e levar multa pesada, além do risco de ter problemas judiciais.
Conheça a gestão de frotas da Addiante
O caminhão arqueado até pode parecer uma saída rápida para alguns desafios do dia a dia. Porém, ele traz vários riscos que afetam a segurança, o desempenho e o custo da sua frota. Então, é fundamental entender e seguir as regras, cuidar bem da manutenção preventiva e apostar numa gestão profissional para evitar multas, desgaste e acidentes.
Se você quer mesmo ter uma frota segura, eficiente e dentro da lei, vale muito a pena conhecer o que oferecemos em gestão de frotas. Converse com nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua operação logística a crescer e se destacar!