A operação com máquinas florestais envolve custos elevados e requer gestão especializada. Um estudo recente mostrou que os custos com manutenção e reparos representam mais de 33% dos custos operacionais desses equipamentos.
E mais: houve uma diferença de até US$ 147 por hectare entre as áreas com maior e menor produtividade. Esses dados sinalizam que quanto melhor for o desempenho da máquina, menor o custo por metro cúbico extraído.
Ou seja, a eficiência energética e operacional está diretamente ligada à forma como a frota é gerida. Então, se você atua nesse segmento, é preciso mais do que adquirir ou alugar uma máquina florestal.
Quer entender mais sobre e impulsionar sua operação? Continue conosco e acompanhe:
- O que é uma máquina florestal?
- Quais são as principais máquinas florestais?
- Qual a máquina mais usada na silvicultura?
- O que faz um operador de máquinas florestais?
Boa leitura!
O que é uma máquina florestal?
As máquinas florestais são equipamentos pesados desenvolvidos para atividades no setor florestal. Entre elas, colheita, baldeio, carregamento, malha viárias, movimentação de pátio, biomassa e transporte de madeira.
Elas são indispensáveis em operações de grande escala, como o reflorestamento comercial de eucalipto e pinus, muito comum no Brasil.
Isto é, a máquina agrícola lida com o cultivo de grãos ou alimentos e opera em terrenos mais estáveis. Já a máquina florestal atua em ambientes mais hostis e com materiais pesados, como toras e galhos grossos.
Pense nela como um “robô de grande porte”, adaptado para vencer terrenos difíceis, com força e precisão.
Quais são as principais máquinas florestais?
Listamos os principais tipos de máquinas florestais utilizadas nas operações modernas – todas presentes no portfólio da Addiante:
Harvester
A Harvester é uma das máquinas mais completas da operação florestal. Ela realiza várias etapas da colheita de madeira ao mesmo tempo, o que torna a operação mais rápida e eficiente.
Esse equipamento corta a árvore, retira os galhos, remove a casca e já corta em pedaços menores (toras), prontos para o transporte. É indicada para operações que buscam alta produtividade e controle no campo.
Forwarder
O Forwarder é a máquina responsável por carregar e transportar as toras de madeira cortadas dentro da floresta. As toras são levadas até um ponto de coleta ou até a estrada.
O Forwarder é como um “caminhão especial para terreno difícil”. Ele é projetado para se mover em áreas com muitas árvores, lama e desníveis, onde veículos comuns não conseguem passar.
Skidder
O Skidder é uma máquina indicada para arrastar toras até o local de carregamento, especialmente em áreas de relevo irregular. Por isso, ela é muito útil em terrenos onde o Forwarder tem menor acesso.
Feller Buncher
O Feller Buncher é ideal para o início da colheita. Ele corta e agrupa as árvores em feixes para facilitar a etapa de extração, já que opera com alta potência.
Conheça as marcas e os modelos de máquinas florestais disponíveis na Addiante!
Todas essas máquinas listadas são ativos de alto valor e exigem atenção constante. Afinal, paradas não planejadas podem gerar grandes prejuízos. Assim, gestão preventiva, telemetria e controle em tempo real ajudam a antecipar falhas, otimizar o consumo de combustível e melhorar a performance do operador.
Qual a máquina mais usada na silvicultura?
Uma das máquinas mais utilizadas nas operações de silvicultura, especialmente em plantações comerciais de eucalipto, é o Harvester. Até porque, ela oferece um alto grau de automação e produtividade, o que facilita o manejo eficiente da madeira desde o corte até o processamento inicial.
Além disso, o Harvester funciona em conjunto com máquinas de transporte como o Forwarder. É nesse sentido que a gestão de frota especializada da Addiante – com Telemetria e Torre de Controle – se torna fundamental para a eficiência operacional.
Entenda o que a gestão de frota pode fazer:
- monitora em tempo real a performance do Harvester e demais máquinas para antecipar manutenções;
- controla o consumo de combustível, o que evita desperdícios;
- reduz custos com manutenção corretiva;
- oferece atendimento dedicado, que evita burocracia e resolve problemas rapidamente.
Quer entender como a Torre de Controle pode ajudar o seu negócio? Assista ao nosso vídeo e, em menos de 2 minutos, tire as principais dúvidas:
Apresentação Torre de Controle Addiante
O que faz um operador de máquinas florestais?
O operador de máquinas florestais é o profissional responsável por conduzir, manobrar e operar equipamentos pesados com precisão. Com esse conjunto de técnicas, o operador traz mais eficiência, segurança e alto desempenho nas etapas da colheita de madeira.
Para potencializar essa atuação, enquanto o operador foca na condução e na execução das atividades no campo, a Addiante cuida da inteligência por trás da frota. Por exemplo, enviamos relatórios semanais sobre conduta dos motoristas e uso da máquina, como:
- excesso de velocidade;
- paradas fora de rota;
- consumo acima da média.
A locação e gestão especializada de máquinas florestais é uma vantagem competitiva
Como você acompanhou, o sucesso das operações no campo depende de como as máquinas agrícolas são geridas. Isto é, uma frota mal monitorada gera custos, paradas e riscos, enquanto uma gestão inteligente aumenta desempenho, segurança e economia.
Por esse motivo, com a Addiante, sua empresa opera com máxima produtividade, mínimo desgaste e total controle sobre cada etapa da colheita. Então, se sua empresa atua no setor florestal, conheça as soluções em locação e gestão de frotas da Addiante.
Entre em contato e otimize sua operação florestal com quem entende do assunto!







