Existe um problema que consome tempo e dinheiro, mas nem sempre ganha a atenção merecida: a falta de gestão de multas. Quer dizer, para muitos, as multas são uma despesa inevitável e algo para resolver “quando der tempo”.
Porém, aos poucos, você percebe o impacto dessas infrações. Além dos valores das multas, elas envolvem processos burocráticos, tempo da equipe envolvida, pontuação acumulada dos motoristas e, principalmente, o risco de paradas inesperadas.
E o pior, sem um controle eficiente, esses custos só crescem e, silenciosamente, corroem a rentabilidade da operação e comprometem o desempenho da equipe. Então, se você quer evitar esses problemas, continue a leitura e saiba mais sobre gestão de frotas!
- O que é a gestão de multas?
- O que é a gestão de multas e como funciona?
- Quais os benefícios de uma gestão eficiente de multas?
- Como a Addiante realiza a gestão de multas de forma consultiva e proativa?
O que é a gestão de multas?
A gestão de multas é um processo que visa organizar, monitorar e resolver todas as infrações de trânsito cometidas por uma frota de veículos. Então, em vez de tratar as multas como um problema pontual e isolado, a gestão controla, entende e age sobre os dados para evitar novos prejuízos.
Para entender melhor, imagine a sua frota como uma operação contínua, como uma linha de produção. Agora pense: o que acontece se uma máquina para sem aviso?
No caso da frota, cada multa é uma parada que atrapalha o desempenho geral, mesmo que pareça pequena no início. Então, a gestão de multas ‘’defende a sua frota’’ de prejuízos invisíveis que se acumulam ao longo do tempo.
O que é a gestão de multas e como funciona?
Entenda como a gestão de multas poderia funcionar com eficiência, especialmente quando há tecnologia e suporte envolvido:
Recebimento da notificação
Idealmente, o sistema detecta a infração assim que ela é registrada pelos órgãos de trânsito. Com um sistema estruturado, a notificação é recebida automaticamente e associada ao veículo.
Por exemplo, um caminhão da frota foi autuado por excesso de velocidade em uma rodovia estadual? Então, o sistema deve detectar a infração logo que ela é publicada. Porém, sem sistemas eficientes, muitas empresas só descobrem a multa tempos depois.
Identificação do condutor
Em uma gestão de qualidade, o condutor é identificado com rapidez, como ao usar telemetria. Essa eficiência evita que a identificação atrase, coloque a pontuação na CNH do gestor, ou outro motorista por engano.
Avaliação da gravidade
Nem toda multa é igual. Algumas podem ser leves, outras gravíssimas, como excesso de peso ou avanço de sinal. Então, um bom sistema possibilita classificar a infração e decidir o que fazer.
Ou seja, sem padronizar a avaliação da gravidade, a classificação depende da leitura de cada colaborador, o que pode gerar decisões inconsistentes.
Recurso
Se houver margem legal, o sistema já aciona o time jurídico ou administrativo para entrada de recurso dentro do prazo. Essa é uma maneira de evitar penalizações indevidas ou injustas e proteger a pontuação do motorista.
Afinal, muitas empresas perdem prazos por falta de acompanhamento e pagam multas que poderiam ser revertidas.
Registro e análise de dados
Todos os dados da infração ficam registrados em um histórico da frota e do condutor. Assim, é possível gerar relatórios, como:
- quais veículos ou condutores acumulam mais infrações;
- quais rotas mais arriscadas;
- onde agir.
Porém, nem toda gestão de multas é automatizada. Esse é um dos motivos que explicam por que tantas empresas têm prejuízo sem perceber.
Quais os benefícios de uma gestão eficiente de multas?
Uma gestão de multas estruturada traz ganhos para o caixa, a operação e o time. Saiba mais detalhes a seguir!
Redução de custos operacionais e financeiros
Com identificação rápida e pagamento no prazo, a empresa evita gastos invisíveis que corroem o orçamento, como multas vencidas, juros e penalidades adicionais.
Por exemplo, uma multa simples de R$130 pode virar R$430 se ignorada. Agora, multiplique esse valor por dezenas de veículos e entenda o impacto silencioso.
Menos pontos na CNH dos motoristas
Ao indicar corretamente o condutor no prazo, você evita que motoristas inocentes sejam penalizados. Essa é uma maneira de ajudar a preservar bons condutores na ativa e reduzir risco de suspensão de carteira.
Até porque, imagine perder seu melhor operador por um erro administrativo. Esse equívoco seria como escalar o jogador certo, mas marcar o nome errado na lista da partida. Entende?
Mais segurança jurídica para a empresa
Com prazos controlados e histórico organizado, a empresa atua com compliance, práticas que garante o cumprimento das leis, normas e obrigações do setor. No caso da gestão de multas, isso significa:
- indicar o condutor dentro do prazo legal;
- pagar ou recorrer às infrações conforme a legislação;
- manter os registros e prazos organizados para evitar penalizações extras;
- evitar que a empresa acumule infrações sem tratamento.
Mais produtividade e previsibilidade na operação
Graças aos relatórios mensais, telemetria e alertas, o gestor atua antes do problema estourar. Além disso, ele não precisa mais tomar decisões no escuro ou com base apenas em percepções.
Por exemplo, relatórios mensais mostram quais veículos ou motoristas têm mais infrações. Com essa informação em mãos, o gestor pode:
- planejar treinamentos específicos para aquele condutor;
- redefinir rotas com mais risco de autuação;
- ajustar procedimentos operacionais.
Como a Addiante realiza a gestão de multas de forma consultiva e proativa?
A Addiante realiza a gestão de multas de forma ativa, humana e estratégica. Confira!
Atendimento especializado, além do padrão de mercado
Cada cliente conta com um analista de pós-venda dedicado, que acompanha os casos de perto, entende o contexto da operação e propõe soluções personalizadas.
Relatórios semanais e alertas antecipados
A Addiante envia relatórios atualizados com frequência, apontando tendências, reincidências e infrações críticas. Além disso, os alertas preventivos avisam sobre comportamentos de risco, como velocidade acima do permitido, possíveis infrações ambientais ou uso inadequado do veículo.
Integração total com a Torre de Controle
A gestão de multas da Addiante é conectada à Torre de Controle, que monitora a frota em tempo real. Isso permite agir antes da infração acontecer, antecipando riscos com base em dados de telemetria, consumo, jornada e comportamento do motorista.
Quer ver na prática como a Torre de Controle da Addiante transforma dados em decisões estratégicas? Assista ao vídeo e entenda como monitoramos sua frota em tempo real para evitar multas.
Apresentação Torre de Controle Addiante
Foco na proteção completa
Uma multa afeta orçamento, cronograma, moral da equipe e a imagem da empresa diante do cliente final. Então, a Addiante atua para proteger todas essas frentes, com uma abordagem consultiva que entende o contexto da operação, setor e riscos específicos de cada negócio.
Como você viu, ignorar as multas da frota é abrir espaço para inúmeros prejuízos. Então, uma gestão consultiva e proativa de multas protege o caixa, a operação e os motoristas, trazendo mais controle, produtividade e segurança.
Por isso, na Addiante, você conta com gestão de multas integrada, atendimento consultivo, torre de controle em tempo real e tecnologia de ponta. Assim, fale com um especialista da Addiante e veja como ir além da locação de pesados!
