• CENTRAL DE ATENDIMENTO: 0800-7201-500

Fulfillment o que é e exemplos de sucesso do Mercado Livre

Fulfillment o que é
Fulfillment: o que é e como esse modelo pode melhorar a gestão da sua frota pesada, com controle de estoque, automação, transporte e entrega rápida.

Com cadeias logísticas cada vez mais longas, digitalizadas e imprevisíveis, cresce o interesse por entender o que é fulfillment para ter controle e previsibilidade nas operações. 

Embora muito associado ao e-commerce, o fulfillment também tem muito a contribuir com empresas que lidam com frotas pesadas, implementos e máquinas. Quer dizer, basta pensar em quantas etapas dependem de um bom sincronismo. 

É o caso de recebimento de carga, roteirização, desempenho do motorista, segurança no trajeto, entrega no prazo etc. E, mesmo com tantos pontos críticos, dados mostram que apenas 2% das empresas têm visibilidade total além de seus fornecedores diretos.

Neste artigo, vamos explicar de forma clara:

Boa leitura!

Fulfillment: o que é?

Fulfillment significa o conjunto de processos logísticos que garantem que um pedido seja preparado, despachado e entregue ao cliente com eficiência. A definição mais comum envolve a transferência de estoque para um centro de distribuição especializado, que cuida de toda a operação – da armazenagem ao envio.

Em outras palavras, fulfillment é como terceirizar toda a parte operacional da logística. Em vez de manter estoque próprio, empacotar produtos e cuidar da expedição internamente, a empresa entrega essas etapas a um parceiro logístico especializado: o fulfillment.

Como funciona o fulfillment?

Veja como funciona, passo a passo:

Armazenagem em centro de distribuição (CD)

Os produtos são enviados previamente para o CD da empresa de fulfillment. Esse local funciona como um estoque estratégico, pronto para atender aos pedidos rapidamente, sem depender de movimentações internas ou transporte fora de rota.

Por exemplo, uma indústria de autopeças pode manter seus produtos em um centro de distribuição gerenciado por um operador de fulfillment. Assim, ao receber um pedido, o item já está perto do cliente final, o que ganha tempo e reduz custo logístico.

Até porque, a rapidez nas entregas é o que mais importa na hora da compra para 49% dos entrevistados em uma pesquisa do Capterra. O estudo analisou o comportamento de compra no ambiente on-line, especialmente em pedidos de delivery e e-commerce.

Porém, essa lógica também se aplica ao setor de logística pesada. Afinal, quando uma máquina, caminhão ou implemento tem alguma falha, ou acidente, o reparo do veículo precisar ser agilizado para não prejudicar a operação. É necessário minimizar o tempo de inatividade e os custos associados.

Então, em vez de esperar longos trâmites internos ou lidar com fornecedores diferentes para cada etapa, empresas que adotam um modelo inspirado no conceito de fulfillment conseguem:

  • reduzir o tempo de inatividade da frota;
  • evitar paradas não programadas;
  • e manter o ritmo da operação, mesmo em cenários imprevistos.

A Addiante, por exemplo, aplica esse raciocínio ao oferecer locação com entrega técnica ágil, suporte consultivo e controle em tempo real. Conheça as nossas soluções e saiba mais!

Separação e embalagem do pedido

Assim que o cliente realiza um pedido, o sistema: 

  1. identifica o item;
  2. separa no estoque;
  3. realiza a embalagem automaticamente ou com apoio de operadores. 

Pense em uma esteira de aeroporto: quando sua mala entra no sistema, ela é automaticamente direcionada para o avião certo. O fulfillment segue lógica parecida, mas com pedidos comerciais.

Expedição e transporte

Com o produto embalado, o parceiro logístico cuida do envio. A escolha do modal e da transportadora é feita com base em custo, prazo e região. O objetivo é entregar rápido, com rastreamento e atualização constante.

Monitoramento em tempo real

Essa é uma das grandes forças do modelo: ter dados da operação atualizados em tempo real. Dessa forma, é possível realizar ajustes proativos, redução de falhas e ter mais previsibilidade.

Na Addiante, isso ocorre por meio de uma torre de controle conectada a sistemas de telemetria, que acompanha continuamente o desempenho da frota. Com isso, é possível monitorar indicadores como:

  • consumo de combustível acima do esperado;
  • excesso de velocidade;
  • condições de frenagem;
  • paradas fora da rota;
  • necessidade de manutenção preventiva.

Quer entender melhor como a nossa torre de controle ajuda o seu negócio? Assista ao vídeo:

Apresentação Torre de Controle Addiante

A Torre de Controle transforma dados brutos em informações valiosas, permitindo identificar gargalos, otimizar rotas e melhorar a eficiência.

Fulfillment do Mercado Livre: o exemplo mais conhecido

Um dos exemplos mais populares de fulfillment no Brasil é o serviço oferecido pelo Mercado Livre, chamado Mercado Envios Full. Veja como ele opera:

Armazenagem estratégica

Os produtos são enviados pelo vendedor para os CDs do Mercado Livre, que ficam localizados próximos dos grandes centros consumidores. Essa estratégia acelera o tempo de entrega e reduz o custo com transporte.

Isto é, manter os produtos em locais estratégicos permite mais previsibilidade. Esse mesmo princípio pode ser aplicado por empresas que operam frotas e precisam garantir disponibilidade rápida de implementos, peças ou veículos sob demanda.

Automação total da operação

Depois que o item está no centro de distribuição, o Mercado Livre cuida de tudo: separação do pedido, embalagem, emissão de etiquetas e transporte até o cliente.

Isso significa menos tarefas operacionais para o vendedor, que pode focar em ações estratégicas, como vendas e expansão.

A lógica é a mesma que a Addiante aplica com a torre de controle. Quer dizer, a tecnologia assume os processos críticos para que o cliente se concentre no core da operação, com menos preocupação com etapas burocráticas.

Entrega mais rápida e confiável

Como o produto já está armazenado e pronto para envio, o tempo de entrega tende a ser menor – o que melhora a experiência de compra. No caso da logística pesada, essa lógica também se aplica quando há disponibilidade em estoque ou pronta-entrega. Afinal, quem está no agro, na indústria ou na mineração não pode esperar.

Fulfillment para transporte e gestão de frotas

Então, você entendeu o que é fulfillment? Trata-se de uma lógica de operação eficiente, integrada e orientada por dados, que faz cada etapa funcionar com fluidez e controle total.

Na Addiante, esse conceito se traduz em uma gestão de frotas pesadas sem dor de cabeça. Afinal, oferecemos atendimento consultivo e contínuo, pós-venda técnico e especializado e torre de controle preditiva, que antecipa problemas e entrega relatórios completos.

Assim como no fulfillment tradicional, o nosso foco é garantir que toda a jornada da locação à performance da frota aconteça com máxima eficiência, segurança e economia. Quer saber como implementar uma gestão de frota com controle real da operação? Fale com um consultor da Addiante!

Na Addiante, você encontra o veículo pesado que mais se adequa ao seu negócio de transbordo de cargas
Compartilhe

Conteúdos relacionados

Addiante Locação de caminhões, implementos e máquinas

Potencialize seu négocio! Agende uma conversa com nossos
especialistas de vendas!







CNPJ Invalido
Informe um CNPJ valido e sem pontuação
imagem.jpg

Não deixe essa

oportunidade passar!

Garanta agora as melhores ofertas em locação de máquinas, caminhões e implementos.

Assine a nossa newsletter!

Cadastre-se e tenha acesso exclusivo a novidades e promoções imperdíveis!